Docentes

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Aurélio Pitanga Vianna

Formado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco em 1983, Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense em 2006, Atualmente é Professor A. 4 do Instituto de Educação Física da UFF -Departamento de Educação Física e Desportos, ministrando aulas na Licenciatura e na Pós-graduação em Educação Física Escolar, bem como, desenvolve atividades de extensão e pesquisa. Experiência na área de Educação Física com ênfase em Educação Física Escolar. Coordenador dos Projetos: "Esportes e inclusão social" e "Atividades aquáticas para deficientes" Coordenador do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Políticas Públicas – UFF/GEF

 

Adriana Martins Correia

Doutora em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2013), onde também concluiu o mestrado em Educação Física (2000), especialização Em Educação Psicomotora e Distúrbios de Aprendizagem e graduação em Educação Física (1993). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Instituto de Educação Física. Entre 2002 e 2014 foi professora assistente do Centro Universitário Augusto Motta, onde também exerceu a função de Coordenadora Geral dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Foi professora de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro entre 2001 e 2014, atuando também como elemento da Gerência de Educação da 7a Coordenadoria de Educação e como produtora de aulas virtuais do programa Educopédia. Tem experiência acadêmica e profissional na área de Educação Física e Dança. No âmbito da pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: dança, juventude, educação física, inclusão e exclusão social e estética.

 

Claudia Foganholi 

Licenciada em Educação Física e Motricidade Humana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Especialista em Atividade Motora Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar, com período sanduíche de doutoramento realizado na Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique. É membro e atual secretaria adjunta da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH). Participa do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF) da UFSCar. É professora adjunta do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Fluminense (IEF-UFF). Tem experiência nas áreas de Educação Física Escolar, Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Física Adaptada principalmente nos seguintes temas: natação, capoeira, danças e jogos das culturas populares, africanidades e atividades motoras adaptadas.

 

Dinah Vasconcelos Terra

Possui graduação em Educaçao Física pela Universidade Castelo Branco (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996) e doutorado em Ciências da Educação – Universidad de Barcelona (2004). Professora Associada I do curso de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação profissional, planejamento e currículo. Vice-presidente Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte gestão 2007-2009.

 

Edmundo de Drummond Alves Junior

Professor Associado IV. Foi Vice Diretor do Instituto de Educação Física no ano de 2011 a 2014, Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física em 2013, Diretor do Instituto de Educação Física no ano de 2015, Vice Diretor do Instituto de Educação Física desde o ano de 2015. Tem graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973); obteve Diploma de Estudos Aprofundados (Dea) Histoire Civilisations et Sociétés na Université Rennes 2 Haute Bretagne, (1994), Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e possui Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2004). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e sociedade, acidentes por quedas, estudos do lazer, promoção da saúde. Além da liderança do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Atividade Física também lidera o Grupo de Pesquisa Esporte Lazer e Natureza. Faz parte do quadro de professores permanentes do programa de Pós Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde, oferecido na Escola de Enfermagem da UFF (Mestrado e Doutorado). Desde o ano 2012 até 2014 foi vice coordenador do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antonio Pedro.  Desde o ano e 2012 é um dos responsáveis pela área de educação física no programam de residência multiprofissional do Hospital Antonio Pedro. No ano de 2007 implantou no Instituto de Educação Física a Rede CEDES de Pesquisas, projeto do Ministério do Esporte. Ainda com o Ministério do Esporte foi o responsável técnico do Projeto Vida Saudável em Niterói e São Gonçalo, atrelado ao Programa Esporte Lazer na Cidade PELC (2007-2012). Coordenou o Instituto Virtual do Esporte (IVE) projeto da FAPERJ. Desde o ano de 2001 é responsável pelo programa de extensão denominado Prev-Quedas, nele, são desenvolvidos diversos projetos de extensão e pesquisa que têm como foco central atuar na prevenção dos acidentes por quedas. Autor e co autor de diversos livros e artigos científicos.

 

Egídio Romário Cardoso

MESTRE em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho (1990). ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSU em Ciência do Treinamento Desportivo (UGF/1980). ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSU em Ciência do Futebol (FICAB/1985). ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSU em Anatomia Humana (UNESA/2001). LICENCIATURA PLENA em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1979). PROFESSOR ADJUNTO IV do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Fluminense docente das disciplinas: Ginástica, Treinamento Contra-Resistência (Musculação) , Condicionamento Físico e Atividade Física e Promoção de Saúde. Ministrou aulas de Anatomia Humana, Biomecânica e Crescimento e Desenvolvimento em cursos de especialização latu -sensu. Foi Professor Assistente da disciplina Anatomia Humana na Universidade Gama Filho ministrando aulas para os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia , Fisioterapia, Ciências Biológicas, Odontologia e Medicina. Foi Professor da disciplina Anatomia Humana nas FICAB ministrando aulas para o curso de Educação Física. Foi professor da disciplina Anatomia Humana na Universidade Estácio de Sá ministrando aulas para os cursos de Educação Física e Fisioterapia. Experiência docente em Educação Física Escolar no Colégio Estadual Marechal Rondon ( 10 anos). Na área de Futebol desempenhou as seguintes funções : Preparador Físico das Equipes de Juniores, Juvenis e Profissionais do São Cristóvão Futebol e Regatas; Auxiliar de Preparação Física e Preparador Físico da Equipe de Profissionais Mesquita Futebol Clube; Preparador Físico na Equipe de Profissionais na Associação Atlética Portuguesa-RJ; Auxiliar Técnico e Preparador Físico no União Esportiva Coelho da Rocha; Treinador da Equipe de Profissionais do Tamoio Futebol Clube – Duque de Caxias .Desempenha funções sindicais como presidente do conselho fiscal do Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SINTREFUTRJ). Coordenou do LABAAENF- Laboratório de Anatomia Aplicada à Enfermagem. Atualmente leciona a disciplina PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO I (PPE I) para o curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense

 

Fabiano Pries Devide

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996). Mestre (1999) e Doutor (2003) em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Professor Adjunto do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Fluminense (IEF-UFF). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos de Gênero na Educação Física e no Esporte e Fundamentos Pedagógicos da Educação Física escolar, na interface com os referenciais da Teoria das Representações Sociais, História Oral, Etnometodologia e Análise do Discurso. É autor dos livros “Gênero e Mulheres no Esporte: História das Mulheres nos Jogos Olímpicos Modernos” (Ed. Unijuí); e “História das Mulheres na Natação Feminina brasileira no século XX: das adequações às resistências sociais” (Ed. Hucitec).

 

Jonas Lírio Gurgel

Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), cursou mestrado em Engenharia Biomédica (2005) e doutorado em Gerontologia Biomédica (2008), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado em Fisiologia do Exercício (2009-2010) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Lecionou no curso de Graduação em Educação Física e no Instituto de Pesquisas Biomédicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004-2008). Foi docente do curso de Graduação em Educação Física do Instituto de Educação São Judas Tadeu (2004-2005). Criou e coordenou (2003-2008) o Laboratório de Biomecânica Aeroespacial do Centro de Pesquisas em Microgravidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (NUBA, Microg, PUCRS), primeiro laboratório desta natureza na América Latina. Coordenou (2004-2008) o Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física (LAPAFI) da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto (FEFID) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Trabalhou como consultor no desenvolvimento de diversos equipamentos biomédicos em diferentes empresas. Tem experiência coordenando equipes interdisciplinares no desenvolvimento de Equipamentos Biomédicos. Atualmente é professor Adjunto 4 da Universidade Federal Fluminense, fundador e coordenador do Grupo de Pesquisas em Biomecânica (GPBIO) e do Laboratório de Biodinâmica (LABIODIM) do Instituto de Educação Física da mesma instituição. É Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa e do Comitê assessor de pesquisa da Universidade Federal Fluminense. É docente e coordenador da área da Educação Física da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro. É sub-chefe do Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Fluminense. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Cuidado da Saúde da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Cardiovasculares, ambos da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica e Fisiologia do exercício.

 

Karla Campos de Paula

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), especialização em envelhecimento e saúde do idoso pela Fio Cruz (1996) e mestrado em Saúde Coletiva na área de Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense atuando principalmente na área de Promoção da saúde.

 

Luiz Otávio Neves Mattos

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-Doutorado pelo Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro-Portugal. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Atua no campo da Educação, com ênfase em: práticas escolares, formação docente, alfabetização, educação física, esporte e lazer e políticas públicas de esporte e lazer. É líder dos Grupos de Pesquisa: EELAR – Educação, Esporte, Lazer e Arte e EEFISP – Escola, Educação Física, Saberes e Práticas Docentes no CNPq. Cumpre seu segundo manda de quatro anos (2012-2016) como conselheiro governamental no Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

Luiz Tadeu Paes de Almeida

Possui graduação em Educação Fisica pela Faculdade de Educação Física de Santos (1972) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1983). Atualmente é professor adjunto, nivel 04 da Universidade Federal Fluminense. Participou da criação do Curso "lato sensu" em Educação Física Escolar (1989/1991) e do Curso de Licenciatura em Educação Física (2006/2007). Criou em 2008/2009 o Instituto de Educação Física da UFF. É membro titular do Conselho de Curadores da UFF bienio 2010/2012. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, ensino e aprendizagem, planejamento e avaliação, métodos e técnicas de ensino e educação física.

 

Maria Cristina Moreira

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1980) , especialização em Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Castelo Branco – UCB (1990).  Professora Adjunta IV da Universidade Federal Fluminense. Docente das disciplinas: Ginástica, Treinamento Contra-Resistência (Musculação), Alongamento e Hidroginástica. Experiência docente em Educação Física Escolar no Colégio Instituto Menino Jesus ( 10 anos). Atualmente leciona a disciplina Pesquisa e Prática de Ensino II (PPE II) para o curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Exerce a Chefia de Departamento do Instituto de Educação Física desde 2011 até a presente data. Coordenadora das disciplinas eletivas oferecidas aos diversos cursos da UFF.

 

Martha Lenora Queiróz Copollilo

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ – PROPED – com orientação da Drª Nilda (2011). Fez estágio de Doutoramento com bolsa CAPES no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto – Portugal (2010), orientada pela Professora Doutora Eugénia Vilella. Professora da Universidade Federal Fluminense, do Instituto de Educação Física e Desportos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Corporeidades, Currículos e Formação de Professores. Atua na Licenciatura em Educação Física, na Pós-Graduação em Educação Física Escolar, coordena Projetos de Pesquisa e Extensão. Coordenadora de área do PIBID – Programa de iniciação a docência – Educação Física -UFF/CAPES. Consultora e Coordenadora do Currículo Mínimo de Educação Física da rede Estadual do Rio de Janeiro.

 

Nelson Teixeira de Carvalho

Possui graduação em Licenciatura Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e mestrado em Educacao Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal Fluminense. , atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, proposta pedagógica, educação física escolar, inclusão e auto-avaliação, História da Educação Física.

 

Neyse Luz Muniz

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1982) , graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (1983) , especialização em Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal Fluminense (1994) e mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação Física , com ênfase em Educação Física e Cultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Pedagógico Renovador, Educação Física, Intervenção Profissional, Concepções pedagógicas.

 

Paulo Antonio Cresciulo de Almeida

Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana, pelo Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PPFH-UERJ (2013). Possui mestrado em Educacão Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1971). É professor Associado da Universidade Federal Fluminense atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e na Pós-graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, escola, projeto político pedagógico, cultura popular e lazer e sociedade. Atualmente é Diretor do Instituto de Educação Física da UFF.

 

Paulo de Tarso Maciel Pinheiro, M.Sc. 

Licenciado em Educação Física pela UFRJ e Mestre em Biociências da Atividade Física pela UFRJ. Ao longo dos seus 28 anos de formado acumulou grande experiência prática nas áreas de treinamento físico, musculação, avaliação funcional e prescrição de exercícios para vários grupos populacionais, incluindo atletas, idosos, crianças, cardiopatas, diabéticos e obesos. É Professor Assistente do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense – UFF, onde leciona para os alunos do curso de Licenciatura em Educação Física, as disciplinas “O Corpo Humano e a Atividade Física”e “Crescimento e Desenvolvimento”, além de atuar na orientação de monografias de conclusão de curso. Atualmente está cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências/Neurologia da Universidade Federal Fluminense. 

 

Rosa Malena de Araújo Carvalho

Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF e Doutora em Educação pela UERJ, é Professora Adjunta no Instituto de Educação Física (IEF) da UFF. Com ampla experiência na área da Educação, fez parte do corpo docente que implementou o Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e integrou a equipe central do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (coordenando a implementação do componente curricular Educação Física no Programa). Como professora do IEF/UFF, faz parte da gestão do Curso de Especialização em Educação Física Escolar e coordena o Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades), o qual vem priorizando os seguintes temas: formação de professores/as, corporeidades, ludicidade, educação física escolar e educação de jovens e adultos. Realiza pós-doutoramento na Universidade de Barcelona.

 

Sergio Ricardo Aboud Dutra

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1989) e graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1996). Especialista emm Educação e História do Brasil. Atualmente é professor efetivo quadro permanente da Universidade Federal Fluminense trabalhando no curso de Eduação Física. Tem experiência na área de História e Educação Física, com ênfase em formação de professores , atuando principalmente nos seguintes temas: educação, empoderamento,formaçao cultural, promoção à saúde, relações de gênero, diversidade sexual, direitos humanos e sexualidade.

 

Tania Maria Cordeiro de Azevedo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2003). Sua orientadora foi a profa Dra Tizuko M. Kishimoto. Fez mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como orientador o prof. Dr. Alfredo de Farias Jr. . Foi bolsista do CAPES durante os dois referidos cursos. É licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Comunicação Social, pela UFF. Durante o curso de doutorado em Educação estagiou na Universidade Paris 13, França, onde participou como aluna do curso de especialização "Ciências do Jogo", na "UFR des Lettres, des Sciences de l´homme et des sociétés", sob a coordenação do prof. Dr. Gilles Brougère que foi seu orientador naquele país. Atualmente é professora associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física atuando, principalmente, com os seguintes temas: cultura(s), gênero, brinquedos, Yoga e Educação para a paz.

 

Professores Substitutos

Leonardo Mattos

Possui Licenciatura em Educação Física pela UFRJ (2014). Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, na linha de pesquisa Educação Física e Sociedade. É doutorando em Educação Física na área de Educação Física e Sociedade na Unicamp. Membro atuante do Grupo de Pesquisas “Corpo e Educação” da Unicamp. É professor substituto do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de pesquisa educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação física, higienismo, educação e saúde pública.

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