Grupo de pesquisa coordenado pela Prof Adriana Penna
O NÚCLEO DE PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO – NUPETE – objetiva analisar as contradições presentes nos cursos de formação de professores de modo geral e na formação de professores de educação física, de modo específico. Apoiado nos fundamentos do marxismo e nas bases da pedagogia histórico-crítica, buscamos apreender as relações contemporâneas entre os cursos de formação de professores, sua relação com a precarização do trabalho docente e a formação humana no contexto escolar, com destaque para as determinações e implicações que resultam das orientações dos organismos internacionais junto às políticas educacionais brasileiras. Tomando como ponto de partida as principais contradições presentes na universidade e nas escolas públicas contemporâneas, analisamos as mudanças, as especificidades e os novos rumos impostos ao conhecimento em tempos de “acumulação flexível” e de avanço das teorias da pós-modernidade na educação, de modo geral e na formação de professores, de forma específica. Buscando compreender os novos processos de formação do educador e seus reflexos na opção político-pedagógica e ideológica frente à luta de classes e, questionando as pedagogias contemporâneas sobre a formação da classe trabalhadora.