Educação Fisica

Curso de extensão: corporeidades, práticas corporais e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Nome da ação de Extensão

Curso de extensão: corporeidades, práticas corporais e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Curso

Descrição da proposta

O acesso e permanência à escola, para todos, ainda não se consolidou no Brasil. Junto com isso, práticas corporais e elementos curriculares que colocam o corpo em evidência – como a educação física – são negados ou com oferecimento restrito. O que impossibilita estudo das questões contemporâneas que exigem diferentes saberes; assim como dificulta a inclusão dos alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com suas especificidades e repertórios de conhecimentos, que trazem para as escolas, como adultos e trabalhadores. Muitos naturalizam as condições que marcam os sujeitos da EJA, os colocando como culpados por sua baixa escolarização e negando a formação, no Brasil, de uma população filha de escravos de ontem. Destacando que 10% da população brasileira é analfabeta, reconhecemos o papel das Universidades para que esses jovens e adultos tenham direito aos estudos e que, ao exercê-lo, acompanhado de deveres que o estudar carrega, suspenda as previsibilidades que determinam seu futuro. Ideia que requer reforços na formação docente (para essa Modalidade) e, ao mesmo tempo, pode causar diferentes impactos sociais: pela história da EJA reconhecer uma dívida social com parte da população; por identificar que o tempo e o lugar para estudar também é formação humana; por poder quebrar a previsibilidade que coloca muitos jovens em situações de riscos). Articulando com ensino, pesquisa e duas instituições, esse Curso de extensão coloca em estudo o corpo e as práticas corporais como parte da formação, pelo universo da cultura corporal e, de forma interdisciplinar.

Público Alvo

Professores e Professoras Licenciados, inseridos/as nas Redes Públicas Municipais e Estadual, atuantes na EJA; Gestores da Educação Básica (Redes Públicas Municipais e Estadual, também atuantes na EJA). Trinta por cento (30%) das vagas estão destinadas aos graduandos e graduandas de diferentes cursos de Licenciaturas, interessados/as na temática.

Nome do coordenador da ação
Rosa Malena de Araújo Carvalho

Instagram do grupo e da coordenadora geral: @gpesquisaelac e @rosa.malena.com)Endereços eletrônicos do grupo e da coordenadora geral: gpesquisaelac@gmail.com e rosamalena@id.uff.br A coordenadora do projeto (Rosa Malena Carvalho) e a bolsista da graduação (Tatiana Souza – – endereço eletrônico: tatiana_souza@id.uff.br)


Qual o número de protocolo da ação de extensão na PROEX (SiGProj)?

SIGProj N°: 402331.2258.48680.21022024

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content