Educação Fisica

Prêmio Paulo Freire: Experiências corporais lúdicas na educação de jovens, adultos e idosos

O projeto Experiências corporais lúdicas na educação de jovens, adultos e idosos, eixo estruturante do elemento curricular “Educação Física Escolar e Educação de Jovens e Adultos” (obrigatório na Licenciatura em Educação Física da UFF) foi selecionado e receberá premiação na 3ª Edição do Prêmio Paulo Freire, na categoria Experiência Pedagógica no Ensino Superior. Promovida pela ALERJ, a premiação será realizada no dia 12 de dezembro, às 18h, na Capela Ecumênica da UERJ, no Campus Maracanã. Abaixo um breve resumo que apresenta o projeto; maiores informações ver em https://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/54887.

Experiências corporais lúdicas na educação de jovens, adultos e idosos

O acesso e permanência à escola, para todos e todas, ainda não se consolidou no Brasil. Junto com isso, práticas corporais e elementos curriculares que colocam o corpo em evidência – como a educação física – são negados ou com oferecimento restrito. O que impossibilita estudo das questões contemporâneas que exigem diferentes saberes; assim como dificulta a inclusão dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com suas especificidades e repertórios de conhecimentos, que trazem para as escolas, como adultos e trabalhadores/as. Muitos naturalizam as condições que marcam os sujeitos da EJA, os colocando como culpados por sua baixa escolarização e negando a formação, no Brasil, de uma população filha de pessoas escravizadas. Destacando que 10% da população brasileira é analfabeta, reconhecemos o papel das Universidades para que esses jovens, adultos e idosos tenham direito aos estudos e que, ao exercê-lo, acompanhado de deveres que o estudar carrega, suspenda as previsibilidades que determinam seu futuro. Ideia que requer reforços na formação docente (para essa Modalidade), podendo causar diferentes impactos sociais: pela história da EJA reconhecer uma dívida social com parte da população; por identificar que o tempo e o lugar para estudar também é formação humana; por poder quebrar a previsibilidade que coloca muitos jovens em situações de risco.

A partir dessa contextualização, o projeto Experiências corporais lúdicas na educação de jovens, adultos e idosos, eixo estruturante da disciplina “Educação Física Escolar e Educação de Jovens e Adultos”, ao formar futuros/as professores/as comprometidos com a educação de jovens, adultos e idosos, evidencia que as práticas pedagógicas, ao abordarem a cultura corporal e a ludicidade como oportunidades educativas, contribuem para afirmar a educação como direito. A diversidade de estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – modalidade da educação básica – exige ampliar as experiências corporais hegemônicas no processo educacional, quando temas da cultura corporal são privilegiados (esportes), performances e atitudes são favorecidas (força, agilidade, exclusão, competição). A formação para atuação docente com essa modalidade ainda é insipiente na formação inicial. Essa disciplina surgiu como eletiva em 2017 e, em 2022, tornou-se obrigatória na matriz curricular da Licenciatura em Educação Física da UFF – o que indica nossa responsabilidade com essa formação.